Energia solar: 5 Curiosidades

Já faz algum tempo que a tecnologia fotovoltaica se tornou uma opção para os brasileiros que se preocupam com o meio ambiente. Os painéis que deram início a este comércio são datados de 1970. Contudo, só agora, a partir dos avanços tecnológicos é que se popularizou.

Com essa questão, várias curiosidades em relação à energia solar são desconhecidas por grande parte da sociedade.

5 Curiosidades sobre a Energia Solar

Essas são 5 curiosidades sobre a energia solar que talvez você ainda não conheça. Confira!

1. Painel solar pode gerar energia à noite!

Uma grande revolução e inovação dessa tecnologia está para receber a possível geração de eletricidade mesmo em período noturno! É isso aí: um painel capaz da captação de luz solar ao longo do dia e armazenamento para ter uso em conversão fotovoltaica em período noturno.

É exatamente isso que o grupo de especialistas das universidades da China têm em vista a desenvolver: um painel solar capaz de gerar energia à noite, por meio de um material denominado como Long Persistent Phosphor, ou LPP. Incrível, não?

2. Telhados solares sem o painel

Há mais de 4 décadas disponíveis apenas por meio de convencionais painéis solares, toda a tecnologia dos módulos fotovoltaicos apresentou uma inovação, ao passo que a Tesla, empresa de energia, fez a apresentação de telhas solares com a capacidade de transformação do telhado de uma casa em um gerador de energia, não havendo a necessidade de retirar a sua aparência comum.

3. Paquistão e seu Parlamento

No mês de fevereiro de 2016, o Paquistão e seu parlamento, Majlis-e-Shoora, transformou-se em primeiro, em relação ao mundo, a ter movimentação integralmente pela energia solar. 

Em relação ao valor de US$55 milhões, a mini-usina de módulos fotovoltaicos teve instalação no edifício e financiamento pelo governo da China, como um tipo de amizade entre governos de ambos os países.

Estes painéis são capazes de gerar uma média de 80 MW de potência, pelos quais 62MW têm uso para o abastecimento do parlamento paquistanês, ao passo que o resto de toda a energia tem injeção na rede elétrica do Brasil. Uma média de US$1milhão tem economia anualmente por meio desse projeto.

4. O estádio Mineirão

E para quem acha que o país não se tornou referência em relação ao uso de energia solar, está enganado! O estádio do Mineirão, situado em BH – Belo Horizonte – foi o 1º estágio mundial a sediar uma partida de Copa do Mundo através de uma usina solar. O jogo foi Grécia x Colômbia, no dia 14 de junho do ano de 2014.

A usina teve instalação na parte superior do estágio, com 6mil painéis que preenchem uma região de 11,5mil m², apresentando uma produtividade de 1,42 MWp. A partir dessas, só 10% têm uso pelo estádio, ao passo que o restante tem distribuição pelo estado de Minas Gerais, por meio de rede elétrica CEMIG – Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais.

5. Ruas solares

No país francês, a Wattway foi a empresa responsável pela instalação da primeira estrada solar do mundo inteiro. Ela fez a cobertura das ruas de um trecho com dimensão de 1mil metros com elementos celulares fotovoltaicos, num total de planejamento de 1mil km.

Esse projeto teve implantação pelas ruas de Tourouvre-au-Perche, sendo que a geração dessa energia a partir da tecnologia usada em primeiro trecho teve capacidade de iluminação das ruas da cidade de 3400 habitantes. Este foi o primeiro passo de um planejamento de 5 anos, visando a geração de energia para cinco milhões de habitantes, uma média de 10 % da sociedade francesa.

Gostou das curiosidades? Compartilhe conosco a sua opinião!


Comentários desativados em Energia solar: 5 Curiosidades

Filed under tendências

Comments are closed.