Sisu: Como começar a faculdade por meio do programa do governo?

Atualmente, o interesse pelo ensino superior é amplamente difundido no país. Jovens que estão finalizando o ensino médio e adultos que não tiveram a oportunidade até então, sonham com o diploma acadêmico e em se especializar em sua área de atuação. As possibilidades de cursos crescem a cada dia, assim como o número de instituições, que podem ser públicas ou privadas.

As instituições públicas são aquelas mais desejadas pelos candidatos para vagas no ensino superior. Seja em universidades federais, estaduais ou institutos técnicos o sonho de conseguir uma vaga faz com que os alunos estudem arduamente. Para ingressar em uma instituição pública existem duas possibilidades, os vestibulares da própria instituição ou o SISU

SISU – o que é?

O SISU é um programa do governo federal que permite que o estudante concorra a uma vaga em uma instituição pública, em sua cidade ou fora dela. Dessa forma, a chance de conseguir a tão sonhada vaga na universidade se expande, desde que o estudante tenha condições de se manter em outra cidade.

O Sistema de Seleção Unificada tem instituições de todo o país cadastradas. Com a ampliação de possibilidades, alunos de todas as regiões podem se candidatar a uma vaga do outro lado do país, sem para isso necessitar se deslocarem até a universidade tão sonhada. O objetivo do programa é a ampliação do acesso às universidades de todo o país.

SISU – Possibilidades

O SISU ampliou as possibilidades do ingresso no ensino superior nas universidades públicas. Alunos de baixa renda podem concorrer com alunos de escolas privadas de todo o país, além das opções com cotas para negros, estudantes de escola públicas e estudantes de baixa renda.

Com o SISU o aluno consegue escolher até dois cursos e duas universidades para concorrer a sua vaga, o resultado dependera da nota que obteve no ENEM, deixando assim a responsabilidade da aprovação por conta do aluno, e não das possibilidades.

A democratização do acesso nas universidades e um importante passo para a ampliação da educação para todas as gerações e classes, criando profissionais mais preparados tecnicamente e aumentando a produção cientifica no país. Dessa forma o SISU torna a universidade pública realmente algo para todos.

SISU – como participar?

Para participar do SISU o estudante deve realizar a prova do ENEM no ano anterior. Através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio o aluno tem a chance de se inscrever em até dois cursos em instituições participantes. Na prova realizada, o aluno não pode zerar a redação.

Com a nota da prova, o aluno deve escolher até dois cursos, podendo ou não serem na mesma instituição de ensino e área do conhecimento. Para conseguir a vaga, ou ir para a lista de espera, o aluno deve ficar acima da nota de corte do curso, nota estabelecida com base nos alunos inscritos no curso.

Caso o aluno seja aprovado no curso de segunda opção, automaticamente perde sua chance para a primeira opção. A primeira opção escolhida tem a possibilidade de lista de espera, a segunda não.  Ou seja, ao fazer a sua inscrição o aluno deve considerar as diversas possibilidades que ele terá com a aprovação.

Comentários desativados em Sisu: Como começar a faculdade por meio do programa do governo?

Filed under Dicas

Comments are closed.