Como a situação da economia global influencia o Brasil?

Hoje veremos neste artigo sobre como a situação da economia global influencia o Brasil.

Algo que de fato se torna muito importante no momento que estamos vivendo, pôs-pandemia, com comércios voltando a funcionar, a situação de turismo e viagens voltando a ter clientes em seus estabelecimentos, então como a situação atual, globalmente falando, afeta e influencia nosso país.

Situação da economia global

A situação atual da economia global está mudando muito por causa da epidemia do coronavírus.

Essa crise que parece estar acabando mudou totalmente o modo que as pessoas consomem e isso faz toda diferença na economia.

Os hábitos dos consumidores tiveram que mudar e o comércio virtual tem ganhado maior importância, pois as políticas que pedem o distanciamento social tem afastado os consumidores das lojas físicas.

Dessa forma, a economia tem se adaptado como pode para manter o país enriquecendo, já que todos os setores foram afetados durante a crise e a receita das empresas diminuiu exponencialmente.

Qual é a maior atividade econômica do Brasil?

Atualmente podemos  dizer que a atividade econômica do Brasil que mais tem relevância e impactos no PIB, a qual é responsável por atingir percentuais acima dos 50% e pela geração de quase 75% dos empregos no país, é o setor terciário.

Setor este que é um dos ramos de maior concentração no país, sendo composto principalmente pela venda de produtos e por empresas de prestação de serviços que ajudam a movimentar a economia do país.

Problemas econômicos no país

O Brasil é um país repleto de problemas econômicos como alto índice de desemprego e mão de obra escassa.

Além desses dois grandes problemas, o país sofre muito com a valorização do dólar, o qual está intimamente ligado à situação econômica brasileira, já que a maioria dos nossos produtos industrializados tem, em alguma fase do processo, componentes que são importados e, por isso, são comprados pelo valor do dólar atual.

Ou seja, somos um país que depende muito da importação. Vamos falar um pouco sobre isso, abaixo.

O que é e como funciona a importação?

No processo de importação de máquinas é necessário solicitar e ou já ter um laudo técnico preparado e a devida avaliação do equipamento e/ou máquina que será importado, ou seja trazido do exterior para o mercado nacional, confirmado assim por entidades especialistas que o mesmo está devidamente liberado para tal operação.

Devem constar no seu relatório o ano de fabricação, detalhes pertinentes a código de série, ano da máquina e/ou equipamento e se for usada(o), como por exemplo, revisão, ano de reconstrução, peças e partes que foram substituídas, devido mau funcionamento ou quebra do mesmo e o seu valor de mercado previsto.

O órgão que irá autorizar esse tipo de operação, irá verificar perante todas as informações do processo para liberação, com as peças especificadas corretamente, partes de todos os equipamentos e máquinas que virão no lote, sempre seguindo rigorosamente as normas feitas e regulamentadas pelo Decex.

O que é e como funciona a exportação?

O processo de exportação é bem difundido no mercado brasileiro, como sabemos, através de commodities que temos no agronegócio principalmente, pois é algo comum, num solo rico de fazendas e produtores rurais em larga escala.

 No entanto, devemos nos atentar, pois existe a operação direta e a indireta, que falaremos brevemente logo abaixo.

Vamos aproveitar o dito sobre exportação direta e exemplificar rapidamente o que consiste na operação, onde neste processo o equipamento ou máquina exportada é faturado pelo próprio fabricante e, por fim, o ponto benéfico dessa modalidade são os incentivos fiscais como: isenção do IPI e não incidência do ICMS.

Já no processo de exportação indireta o que ocorre é que as empresas brasileiras adquirem produtos para somente então exportar, não sendo o fabricante direto, assim o produtor do equipamento, máquina ou produto em questão, não ficam sujeitos a nenhum processo ou questão a respeito da exportação realizada.

Como o Brasil é influenciado pela economia global?

O Brasil é muito influenciado pela economia global, pois apesar de estarmos em um país que exporta muitos alimentos, ainda estamos muito atrasados quando pensamos em tecnologia.

Por isso que o país acaba tendo que importar muitas máquinas e insumos de países mais desenvolvidos e esses materiais são muito caros, e, dessa forma, os produtos aqui acabam sendo mais custosos para o consumidor final.

Vamos citar o petróleo como exemplo. Apesar de sermos uma nação que retira petróleo do solo, com a Petrobras, os preços dos combustíveis aqui são muito altos. Por que isso acontece?

Isso é o resultado de políticas anteriores que associavam o preço do barril dessa matéria-prima ao preço internacional em dólar, por isso que, nós, brasileiros pagamos o preço do petróleo em dólar, mesmo usando uma moeda que, atualmente, vale cinco vezes menos.

Comentários desativados em Como a situação da economia global influencia o Brasil?

Filed under Dicas, tendências, Viagens

Comments are closed.