Como economizar com energia solar

As tecnologias sustentáveis estão crescendo cada vez mais e nesse meio surgem as gerações de energia solar que reduzem o consumo de água em hidrelétricas.

A energia elétrica é indispensável em nossa vida, pois estamos cercados de eletrodomésticos e produtos que usam a eletricidade para funcionarem.

Os benefícios são incontáveis, mas a crescente alta dos preços nas contas mensais de eletricidade nos fazem repensar se não existem opções mais econômicas de geração de energia.

Por isso, criaram métodos para captar a luz solar e utilizá-la para gerar a eletricidade em nossas casas diariamente.

Como funciona a energia solar

A energia solar é a opção que tem ganhado mais notoriedade nos dias atuais para compensar a demanda energética da população e ainda proteger o meio ambiente.

Esse tipo de geração de eletricidade funciona com o auxílio de placas solares que são colocadas nos telhados das construções voltadas para o sol.

Esses materiais captam a luz solar e o calor dos raios propaga-se por células fotovoltaicas para o sistema de cabeamento das casas ou empresas.

Existem ainda mais duas formas de geração de energia solar, além da fotovoltaica que são:

  1. Energia solar térmica: usada para aquecer líquidos, esse tipo de produção energética é voltada somente para o aquecimento de água. Muito comum em construções que visam a diminuição no consumo de energia do principal inimigo das contas de eletricidade: o chuveiro.
  2. Energia heliotérmica: similar à primeira, com a vantagem de que essa produção de energia além de aquecer líquidos ainda utiliza o vapor gerado para mover as pás de uma turbina.

Aspectos que devem ser observados na instalação 

Apesar de parecer uma tecnologia muito avançada, a instalação de energia solar é mais comum do que aparenta, mas esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas para que não haja nenhum risco à segurança das pessoas.

Antes de contratar um profissional, devemos entender a conta de luz para saber se valerá a pena instalar esse projeto. Veja o que deve ser feito antes de contratar a instalação de painéis solares:

Passo a passo:

  • Para isso devemos procurar na conta mensal o nosso consumo em KWh, pois, com base nesse número podemos calcular o quanto precisaremos de energia solar para compensar nossa demanda. Para calcular com maior precisão, podemos pegar todos os dados de um ano e dividir pelo número de meses para encontrar a média gasta.
  • Sabendo quanto gastamos em KWh, devemos usar o simulador de custos de uma empresa que oferece essa instalação para ver qual será o gasto de nossa casa para instalar esse serviço.
  • Agora que já sabemos quanto devemos investir para ter essa tecnologia, o próximo passo é procurar a empresa para realização da instalação e, para isso, podemos acessar sites que ofereçam informações sobre as empresas que trabalham com isso.

Vale lembrar que esse procedimento não pode ser realizado por pessoas que não tenham o conhecimento adequado para isso, pois é perigoso e a empresa que instala precisa de uma autorização da distribuidora de energia elétrica da sua cidade para realizar o serviço.

Dicas de otimização no uso

Não adianta instalar a energia solar em casa e pensar que a economia será gerada automaticamente. 

Para otimizar o uso da energia solar, devemos considerar que durante o dia essa energia deve ser guardada para o uso noturno, quando todas as pessoas estão em casa.

Durante o dia, o consumo deve ser o mínimo possível, pois, assim, a eficiência da energia solar terá sido bem maior, já que, o maior benefício desse tipo de geração elétrica é a redução dos custos mensais fixos.

Como economizar com energia solar

Citamos três tópicos que vão ajudar as pessoas que querem economizar energia solar, afinal, apesar de ser mais barata que a convencional, os custos de instalação são altos e quanto antes o retorno financeiro vier, melhor terá sido o investimento.

Aproveite a luz natural: 

A mesma dica que é dada em casas com energia elétrica convencional valem para a energia solar também, pois, quando contamos com a energia do ambiente, podemos economizar muito no consumo de energia paga.

Para isso, devemos instalar cortinas leves e portas de vidro que permitam a passagem de luz para dentro dos imóveis.

Minimize a perda de calor

Um ambiente empresarial, por exemplo, pode usar diversos equipamentos que geram perda de calor e o ambiente fica mais quente. 

Isso faz com que as pessoas queiram ligar o ventilador e o ar condicionado aumentando, por sua vez, o consumo energético.

Utilize equipamentos com selo de qualidade A da Procel

Aparelhos que vêm com o selo A de qualidade são os que menos consomem energia elétrica. Por isso, prefiram eles quando for adquirir eletrodomésticos para a residência.

O selo foi criado em 1993 e, de lá pra cá, tem sido a melhor forma de atestar a capacidade econômica de um eletrodoméstico.

Comentários desativados em Como economizar com energia solar

Filed under Dicas, tendências

Comments are closed.