Como escolher o sistema de energia solar ideal?

A energia solar é uma das fontes renováveis que mais estão em alta nos dias de hoje, seja em residências e empresas, seja em áreas rurais.

Com a diminuição dos níveis de água nos reservatórios, a energia elétrica tem ficado cada vez mais custosa para os brasileiros, já que, ao contrário da energia solar, a geração de eletricidade pela água é finita.

 A geração baseada na luz do sol, além de ser limpa, é econômica e falaremos tudo sobre como escolher o sistema de energia solar ideal, neste artigo.

 Como funciona um sistema de energia solar?

A energia solar funciona por causa das placas que recebem a luz do sol e empregam esse calor obtido dessa luminosidade ao sistema de eletricidade de uma imóvel que está adaptado para isso.

Entre os sistemas de geração de energia elétrica existe o sistema de energia fotovoltaica e a energia heliotérmica.E, para aquecimento de água, existe a energia solar térmica.

Todos esses tipos são baseados na luz do sol.Então, vamos entender como elas funcionam melhor, abaixo:

  • Energia fotovoltaica: a luz solar incide sobre placas que transformam o calor em correntes elétricas por fios.
  • Energia heliotérmica: como o próprio nome diz, essa geração tem como função esquentar líquidos e mover turbinas com o auxílio do vapor gerado.
  • Energia solar térmica: serve para o aquecimento de água, como em chuveiros, que são os principais vilões do consumo de eletricidade nas residências.

Dicas para escolher o sistema de energia solar ideal

Sabemos que a energia solar aumenta a economia de eletricidade exponencialmente, mas como saber qual o sistema ideal para usarmos?

Para saber isso, devemos considerar nosso uso diário. Por exemplo, em uma residência, os gastos são mais voltados aos afazeres domésticos que são banhos, geladeiras sendo abertas e lavadoras de roupa.

Nas empresas, o consumo é mais voltado às lâmpadas, tomadas com computadores ligados o tempo todo e sistemas de ar condicionado.

Cada uma dessas características devem ser consideradas pelas pessoas que estão em dúvida quanto ao sistema de energia solar ideal para o seu caso.

Por isso, falaremos abaixo, os pontos mais importantes que devem ser considerados antes de pensarmos em instalar energia solar.

Procure uma empresa especializada

A dica que vem em primeiro lugar é a mais importante, já que disso dependerá toda a qualidade do serviço.

Hoje em dia, as pessoas estão realizando vários tipos de serviço autônomos, mas, nesse caso, devemos procurar uma empresa especializada na instalação da energia solar, já que essas agências precisam entrar em contato com a distribuidora da região para regularizar toda a nova instalação.

Além disso, por ser um trabalho de realização profissional, esses prestadores de serviço sabem qual o tipo de energia solar ideal para nossa casa.

Análise os projetos realizados

Uma boa dica para avalizar uma empresa que instala painéis solares é conhecer seus projetos do passado.

Basta pedir o portfólio da empresa que logo saberemos como é feito o serviço por aquela empresa.

Procure por fotos, vídeos e até opiniões de clientes que já contrataram essas agências especializadas para instalação de energia solar, pois não é um serviço barato para correr o risco de contratar profissionais que não são qualificados.

Em uma rápida busca conhecemos tudo sobre uma empresa hoje em dia, portanto essa dica é fácil de ser seguida.

Verifique a sua necessidade

Antes de contratar alguma empresa para instalação de painéis solares sobre nossa residência, devemos analisar as nossas últimas doze mensalidades de energia elétrica convencional para avaliar o custo-benefício de uma instalação de painel solar.

O investimento se pagará no médio prazo caso nosso consumo não seja tão exagerado, mas, pessoas que usam muita eletricidade e pagam contas maiores todos os meses, com certeza devem pensar na instalação.

O nosso consumo medido em KWh é o que deve entrar na conta para sabermos quanto estaríamos economizando ao instalar um sistema solar, afinal, a principal questão que leva à escolha desse tipo de energia é a economia.

Planeje o investimento

Como em qualquer área da vida, na hora de instalar um sistema de energia solar é necessário que haja um planejamento, pois, esse tipo de escolha mudará toda a vida de uma pessoa.

A casa será adaptada para receber imensas placas solares, portanto, os gastos para instalação são caros e isso deve ser considerado por quem quer encontrar o sistema de energia solar ideal.

A pessoas que apenas quer economizar esquentando líquidos com auxílio de energia limpa, pode contratar a empresa para instalação da energia solar térmica, já que o chuveiro é o responsável pela maior parte do consumo de energia nas casas.

Mas, pessoas que não usam muito chuveiros, como empresas, por exemplo, devem optar por energias fotovoltaicas mesmo, já que o imóvel inteiro precisaria contribuir para a economia de dinheiro.

Comentários desativados em Como escolher o sistema de energia solar ideal?

Filed under Dicas

Comments are closed.