Como estudar para prova de Geografia

As provas de geografia podem ser difíceis de estudar, especialmente porque exigem habilidades de memorização. Mapas e cidades que podem ser difíceis de visualizar. Existem muitos termos especializados que podem ficar confusos e confusos na sua cabeça, especialmente se geografia não for o seu melhor assunto. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para estudar melhor geografia para o enem

Descubra a hora e o formato da prova

A primeira coisa a fazer é obter todas as informações possíveis sobre a prova para se preparar da melhor forma. 

Certifique-se de saber quando será, para saber quanto tempo você tem e ter tempo para planejar seus estudos. Se possível, descubra se é baseado em questões dissertativas, questões de múltipla escolha, uma mistura ou outra coisa.

Reserve um tempo em sua agenda para estudar

Antes de começar, é útil pensar no futuro e reservar um tempo para estudar. Limpe pontos regulares em seu diário que você possa usar como tempo para se preparar para a prova. 

Você pode achar útil estudar no mesmo horário todas as noites se você gosta de uma rotina muito rígida, mas um pouco de variedade pode ser útil para separá-la, então tente manter alguma flexibilidade.

Encontre um bom lugar para estudar 

É bom ter um local tranquilo e isolado para evitar ser distraído ou interrompido quando estiver estudando. Este pode ser o seu quarto, a biblioteca ou qualquer outro lugar. 

É uma boa ideia estudar em um lugar que você reservou estritamente para estudar e não um lugar que você usa para outras coisas, como assistir TV ou comer.

Organize suas anotações de aula 

Examine todas as suas anotações geográficas e tente organizá-las por tópicos em áreas específicas para que sejam fáceis de ler e estejam em boa ordem. 

Ao fazer isso, você também será capaz de identificar facilmente se há lacunas de aulas perdidas sobre as quais precisa fazer anotações. Certifique-se de ter todas as informações necessárias para estudar antes de começar.

Analise o que você precisa rever 

Depois de organizar suas anotações de aula, você deve ter um bom esboço de quanto material precisa revisar para as provas. 

A simples leitura de suas anotações lhe dará uma ideia de quais elementos você se sente mais confiante e em quais deles você precisa se concentrar mais tempo. Depois de fazer isso, você pode escrever uma lista de verificação de revisão.

Identifique o que precisa priorizar 

Com sua lista de verificação das áreas que você precisa cobrir, é uma boa ideia examinar isso e tentar priorizar as coisas que você acha que exigirão mais estudo. Destaque os fatos que você já conhece e concentre-se nos que não conhece.

Elabore um cronograma de estudos 

Depois de organizar o que você precisa estudar e ver quanto tempo você tem até a prova, você pode fazer seu cronograma de estudos. Ponha coisas como escola e trabalho que você sabe que fará em certos horários e veja quanto tempo resta. Divida o tempo que você identificou para estudar em intervalos de meia hora.

É bom fazer uma breve pausa após meia hora ou vinte minutos, para manter a mente renovada e a concentração elevada.

Limite o tempo que você passa todas as noites estudando. Certifique-se de reservar espaço para outros projetos e atribuições, bem como outras atividades.

Divida seus tópicos de estudos 

Agora você tem seus intervalos de tempo de estudo e a lista de verificação do material que deseja aprender e precisa reunir os dois. 

Divida os tópicos principais naquilo que você acha que pode cobrir em trinta minutos e anote-os em sua programação. Cada pessoa terá suas próprias preferências, mas você pode, por exemplo, tentar trinta minutos em rios, trinta em clima, trinta em rochas e geologia e assim por diante.

Conclusão

Com essas dicas, estudar Geografia se tornará mais fácil e produtivo, ainda mais se você tem dificuldade nessa matéria ou até mesmo se não sabe por onde começar a estudar.

São dicas simples que vão fazer você conseguir seu objetivo final que é ter uma boa nota no Enem e conseguir uma vaga em uma boa faculdade.

Espero que essas dicas ajudem você a estudar. Agora me falem qual você se identificou? 

Ficou com dúvidas ou tem novas sugestões de temas? Deixe nos comentários que vamos te responder. 

Comentários desativados em Como estudar para prova de Geografia

Filed under Dicas

Comments are closed.