O empréstimo pessoal é uma das modalidades oferecidas pelos bancos e financeiras a seus clientes. No entanto, como as instituições bancárias oferecem várias linhas de crédito, torna-se complicado compreender as diferenças entre elas e, consequentemente, saber se essa modalidade é a melhor para você.
Por isso, confira agora informações importantes sobre o empréstimo pessoal para ajudar você a tomar sua decisão.
O que é e como funciona um empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é um crédito fornecido sem muitas restrições para clientes de diversas instituições financeiras. Normalmente, é efetuada uma análise de crédito para verificar se o solicitante está apto para pagar as parcelas.
Por ser facilitada, essa modalidade apresenta uma das taxas de juros mais altas, caracterizando-a como o tipo de empréstimo mais caro do mercado.
Quem pode solicitar um empréstimo pessoal?
Qualquer pessoa pode fazer a solicitação do empréstimo pessoal, seja trabalhador autônomo, de carteira assinada, aposentado, pensionista ou até mesmo negativados. Como já mencionamos, basta apresentar um comprovante de renda para que a instituição saiba que você poderá pagar a dívida.
Quais as vantagens do empréstimo pessoal?
As vantagens de solicitar um empréstimo pessoal são variadas, selecionamos abaixo as principais delas:
- Proporciona rapidez: a liberação do dinheiro depois da aprovação é muito rápida, já que o crédito cai na conta em até 1 dia. Em alguns casos, os bancos deixam um valor pré-aprovado para que o processo de solicitação seja ainda mais simples.
- Mais barato do que o cheque especial: principalmente para quem tem conta em banco e paga tudo em dia, pois a taxa de juros do limite do cheque especial é a segunda mais cara do mercado.
- Serve para quem está com o nome sujo: algumas financeiras conseguem liberar o empréstimo pessoal para negativados, entretanto, nesses casos pode haver detalhes que torne essa opção ainda mais cara.