Você provavelmente já ouviu falar sobre isso, mas será que você realmente sobre como a libido funciona no nosso corpo? Nós vamos neste explicar como isso influencia suas relações sexuais e o que acontece quando diminui.
O termo libido significa “desejo sexual, considerado por alguns como o impulso e a raiz das mais diversas manifestações da atividade psíquica”.
Teorias à parte, o que está claro é que a libido é em grande parte responsável pelo nosso apetite sexual.
Além da atração física sentida por uma pessoa, a libido e desejo sexual, tem a ver sim com uma questão hormonal e com diferentes fatores psicológicos.
Hormônios e libido
Os hormônios têm muito a ver com o aumento da libido, especificamente os hormônios sexuais: testosterona, estrogênio e progesterona.
O primeiro é o hormônio sexual masculino (embora também esteja presente em mulheres, mas em menor escala) que ocorre nos testículos.
A testosterona não só influencia aspectos como o desenvolvimento da genitália masculina, a transformação da voz, a aparência do cabelo ou o aumento da massa muscular. Também é responsável por aumentar a libido e o desejo sexual, além de manter as ereções. Xtrasize, suplemento natural para aumentar a libido.
Por outro lado, o estrogênio e a progesterona, os hormônios sexuais femininos, que entram em ação na libido feminina. Os estrogênios são produzidos nos ovários e liberados em maior quantidade antes da ovulação.
Juntamente com a serotonina, a ocitocina e a dopamina (liberadas, entre outras coisas, quando praticamos esportes), elas produzem uma sensação de bem-estar no cérebro.
Estrogênios e progesterona andam de mãos dadas, são hormônios que se complementam. No que diz respeito ao desejo sexual, eles agem aumentando-o, porque são responsáveis pela excitação e pela sensação de plenitude.
Por que a libido e o desejo sexual podem diminuir?
Como já dissemos, os hormônios sexuais influenciam diretamente o desejo e a atração. Assim, a redução dos níveis normais de hormonais que mencionadas podem resultar na diminuição do interesse sexual (que é comum durante a menopausa), a falta de lubrificação ou episódios de disfunção eréctil.
Essa redução nos níveis hormonais pode ser devida a causas naturais, como a própria idade ou a ingestão de alguns medicamentos ou contraceptivos, por exemplo.
Outros fatores que podem causar a diminuição da libido são:
- Desequilíbrios hormonais.
- Algumas doenças, como diabetes, esclerose múltipla, doença cardíaca ou depressão.
- Alterações nos métodos contraceptivos.
- Stress
- Obesidade
- Hábitos nocivos, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas.
A diminuição da libido esta completamente ligada ao nosso estilo de vida e saúde como um todo. Ter uma vida ativa e se alimentar bem ajudará você a prevenir a diminuição no apetite sexual.