O checklist do marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital não precisa ser complicado para dar bons resultados. Com um planejamento simples, mas cuidadoso, e uma estratégia de marca consistente, você ficará surpreso com a rapidez com que pode começar a colher os frutos do marketing digital da sua empresa.

Se sua empresa está pronta para iniciar o marketing digital, você veio ao lugar certo. Nosso checklist com 6 pontos é um guia passo a passo para lançar uma estratégia de marketing digital de sucesso para qualquer empresa.

Se você está começando do zero ou deseja atualizar sua estratégia de marketing digital existente, você pode obter ajuda na lista de verificação de marketing de pequenas empresas.

Checklist: 6 passos importantes

  1. Crie um site.
  2. Priorize um bom atendimento ao cliente.
  3. Seja ativo nas redes sociais.
  4. Use email marketing.
  5. Comece um blog.
  6. Experimente a publicidade online.
  7. Crie uma identidade de marca forte.


1. Crie uma identidade de marca forte

É importante compreender o propósito do seu negócio e o que o torna especial. Em seguida, use esses valores em tudo o que você fizer, desde o nome da sua empresa até as imagens que você publica no seu site e o tom que você usa nas redes sociais.

A construção de uma imagem de marca forte começa com um logotipo bem projetado e a escolha da fonte e das cores certas. Esses elementos visuais ajudam a tornar sua marca reconhecível e profissional.

Lembre-se de que é de extrema importância ser consistente na construção de sua marca e, portanto, garantir que todo material publicitário impresso e digital e toda comunicação com seus clientes sejam consistentes.

2. Crie um site

Seu site é a espinha dorsal de sua presença online – e muitas vezes a primeira impressão de seus clientes sobre sua marca. Mesmo se você tiver uma empresa física que dependa da chegada dos clientes, é provável que seus clientes façam o check-out online.

Portanto, é de extrema importância que você tenha um site profissional. Ao criar seu site, tenha em mente o seguinte:

Escolha o nome de domínio correto

Certifique-se de escolher um que reflita o nome da sua empresa da melhor forma possível e seja fácil de lembrar. Para facilitar a escolha, pergunte-se o seguinte: O nome corresponde à minha marca? É fácil de lembrar? É fácil de soletrar?

Motor de Otimização de Busca

A otimização para mecanismos de pesquisa (ou SEO) desempenha um papel importante em sua estratégia de marketing digital. Ao criar um site otimizado, você termina em uma posição superior nas pesquisas na web. Você pode fazer isso usando palavras-chave no conteúdo do site e nos sistemas subjacentes.

Web design envolvente

A maioria das pessoas é visual, então tente usar fotos atraentes de alta qualidade (ou um vídeo curto) e fontes claras que sejam fáceis de ler. Se você não tiver tempo e conhecimento, pode contratar uma agencia de marketing digital para que ela desenvolva essas atividades para você.

Conteúdo útil

Adicione conteúdos relevantes e úteis, como informações de contato, uma página “Sobre nós” e descrições claras de seus produtos e serviços. O texto deve ser consistente, fácil de ler, informativo e conciso.

Imagem de marca uniforme

Seu site deve refletir sua marca. Os visitantes devem fazer imediatamente uma conexão visual entre seu logotipo, material impresso e seu negócio físico. Portanto, certifique-se de incluir seu logotipo no site e use cores e fontes que se harmonizem com o resto do material de sua marca.

3. Priorize um bom atendimento ao cliente

Na era digital, as notícias se espalham rapidamente … e antes que você perceba, você tem a reputação de ter um atendimento ao cliente ruim ou fantástico . Nem é preciso dizer que você atrai mais clientes se tiver a reputação de ter um bom atendimento ao cliente e se isso der uma imagem positiva de sua marca.

Se você demorar horas ou dias para responder aos seus clientes por telefone, e-mail ou mídia social, eles sem dúvida ficarão insatisfeitos com seus serviços. Portanto, certifique-se de fornecer a cada cliente um atendimento rápido, educado, sincero e informativo.

Tente responder a todos em até 48 horas e diga a eles que esse é o prazo que podem esperar. Alguns dos canais que você pode usar para esse fim são chat ao vivo, telefone, mídia social, e-mail e “Perguntas frequentes” em seu site.

4. Seja ativo nas redes sociais

O marketing de mídia social deve ser sua prioridade quando se trata de marketing digital. É uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua empresa, obter mais tráfego e construir relacionamentos sólidos com clientes atuais e potenciais sem pagar um centavo.

Existem várias maneiras de aproveitar as vantagens das mídias sociais, desde a criação de campanhas de hashtag e o lançamento de notícias até a postagem de ofertas, stories instagram, feed bem trabalhado e a organização de concursos. As possibilidades são infinitas!

Antes de criar um perfil para a sua empresa nas redes sociais, deve saber o que as diferentes plataformas oferecem e depois escolher a que melhor se adapta à sua empresa e ao seu conteúdo.

Por exemplo, muito conteúdo visual é adequado para plataformas como Instagram e Pinterest, enquanto links para postagens de blog são ótimos para compartilhar no Twitter ou LinkedIn. Interessado em criar conteúdo de vídeo? Confira TikTok e YouTube.

Novamente, use as cores, fontes, logotipos e tons de sua marca nos perfis para que os clientes que procuram sua empresa sejam atendidos por uma marca unificada em todas as plataformas.

A melhor coisa sobre o marketing de mídia social é que ele pode ser automatizado. Você pode agendar várias postagens de uma vez em todas as suas plataformas para que possa seguir em frente e se concentrar em outras partes do negócio.

5. Comece um blog

O blog é uma ótima tática para marketing digital. Como proprietário de uma pequena empresa, um blog dá a você a oportunidade de mostrar sua personalidade e abordar tópicos que não caberiam necessariamente em um e-mail ou em uma campanha impressa.

Para criar um blog, crie uma página em seu site que reflita o padrão de sua marca e comece a escrever postagens! Faça um cronograma de publicação para que os leitores possam esperar por novas postagens. Considere a criação de manchetes recorrentes para manter a programação.

Talvez todas as terças-feiras você possa compartilhar fotos de antes e depois de uma casa que você estilizou ou todos os sábados apresentar uma marca de design de interiores que você tem em sua loja. Um blog de sucesso é sobre qualidade, não quantidade, então não sinta pressão para escrever posts todos os dias. Em vez disso, concentre-se em escrever postagens regularmente, mesmo que apenas uma vez por semana.

6. Experimente a publicidade online

Se você tem dinheiro para gastar em publicidade paga, pode ser um investimento lucrativo. Os anúncios online são projetados para gerar mais cliques e mais tráfego, o que aumenta significativamente sua visibilidade e, por fim, suas vendas.

Existem tantas plataformas que você pode usar para divulgar seus anúncios ao seu público – Google, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn oferecem publicidade paga. Outra forma de publicidade online paga pode ser patrocinar um podcast ou colaborar com um influenciador.

Comentários desativados em O checklist do marketing digital para pequenas empresas

Filed under Dicas

Comments are closed.