O que é código do banco

Já precisou fazer um pagamento ou transferência e foi solicitado o código banco? Hoje em dia, com tanta tecnologia, existem cada vez mais formas de realizar transações bancárias, como lotéricas, caixas eletrônicos e pela internet, mas sempre bate aquela dúvida na hora de preencher os dados. E esse código é o principal motivo dessa confusão.

Porque preciso informar o código banco?

Esse código nada mais é do que uma forma de identificar as várias instituições financeiras na hora de fazer uma transação TED ou DOC. Cada banco tem seu próprio código banco, sendo formado por três dígitos, mas só é necessário quando as transações forem entre bancos diferentes.

Esses três números equivalem ao código de compensação, e não ao número da agência. Cada um dos bancos tem um código COMPE e um ISBP. 

O que é o código banco COMPE?

COMPE significa “Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis”. Geralmente, quando é feita uma transação de DOC ou TED, é solicitado o código COMPE. E para fazer a compensação bancária a pessoa deverá saber alguns dados como: código banco, conta e agência do destinatário, o nome do beneficiário da conta, e o CPF ou CNPJ.

Logo, a transferência que você fez ou o cheque que emitiu é processado no COMPE, e o dinheiro vai para o destino, sem dúvidas e nem erros. Porém, se a conta destino não tem COMPE, vai ser preciso informar o número do ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro).

O que é código banco ISPB?

O ISPB é constituído por 8 números e tem o papel de identificar os bancos no sistema de transferência e reserva do Banco Central. Ou seja, assim como o COMPE, ele serve para reconhecer o destino do depósito feito.

Abaixo, separamos uma lista dos códigos dos principais bancos brasileiros, para quando for realizar uma transação, não se perder:

  • Código do Banco do Brasil: COMPE – 001/ ISPB – 00000000;
  • Código do Caixa Econômica Federal: COMPE – 104/ ISPB – 00360305;
  • Código do Bradesco: COMPE – 237/ ISPB – 60746948;
  • Código do Santander: COMPE – 033/ ISPB – 90400888;
  • Código do Itaú Unibanco: COMPE – 341/ ISPB – 60701190;
  • Código do Safra: COMPE – 422/ ISPB – 3017677;
  • Código do Neon: COMPE – 735/ ISPB – 00253448.

Não se esqueça: os códigos dos bancos são extremamente necessários para realizar transações. Por isso, esteja sempre com o código banco que irá precisar em mãos.

Comentários desativados em O que é código do banco

Filed under Finanças

Comments are closed.