Saiba como manter suas toalhas sempre novas

O banho é sempre um momento prazeroso para quem enfrenta uma rotina diária estressante e cheia de afazeres. Poder chegar em casa, e mandar embora o peso do cansaço com um banho revigorante e relaxante é a regra para descansar melhor e se preparar para o dia seguinte.

E uma grande aliada para que esta sensação seja ainda mais gostosa são as toalhas – quanto mais felpudas e macias, melhor! Acontece que com o uso diário, as lavagens e o manuseio – muitas vezes incorretos – estas peças essenciais do dia a dia acabam se desgastando, encardindo e ficando ásperas com o passar do tempo.

Mas este problema pode ser facilmente resolvido com algumas práticas de cuidado e dicas simples para que você tenha toalhas com aparência de novas e macias por mais tempo. Quer descobrir como fazer isso? Continue conosco!

Por que devemos ter cuidado com toalhas de banho e rosto? 

É comum as pessoas acreditarem que, por usarem a toalha apenas após o banho, com o corpo limpo e higienizado, elas não ficam tão sujas assim, e acabam por estender o uso por várias semanas e até meses. Simplesmente não faça isso, é um grande erro.

Por mais que estejamos limpos, as toalhas acumulam e absorvem resíduos, microorganismos e fluidos naturais presentes em nossos corpos, que com a ajuda da umidade, encontram o ambiente perfeito para se reproduzirem e começarem a proliferar.

Com este ecossistema montado, as toalhas podem acabar cheirando mal e se tornarem prejudiciais à nossa saúde. Para evitar danos, algumas medidas podem ser tomadas. Veja:

  • Nunca compartilhe toalhas com outras pessoas, microorganismos e doenças podem ser facilmente transmitidos;
  • Mantenha sempre uma toalha para o banho e outra para o rosto e as use separadamente para evitar contaminação. A pele do corpo e a do rosto tem suas especificidades e precisam de cuidados diferenciados;
  • Entre um uso e outro sua toalha precisa estar completamente seca. É durante a secagem que fungos, ácaros e outros organismos param de se desenvolver.

Por que é bom preservar o aspecto de um produto novo? 

Além dos cuidados básicos para evitar que sua toalha se torne uma bomba biológica, cuidar para que sua aparência permaneça sempre com aspecto de nova é muito importante.

Toalhas velhas, com muito tempo de uso e manuseadas de forma incorreta acabam por ter uma vida útil menor, maltratam a pele porque ficam duras ao toque e trazem desconforto, e não contribuem em nada para garantir o prazer do banho.

Como manter suas toalhas sempre novas?

Agora que você já sabe os motivos pelo qual precisa estar sempre atento às suas toalhas, chegou a hora de descobrir as melhores práticas para conservá-las por mais tempo.

O uso diário 

A partir do momento que você começa a usar uma toalha limpa, é preciso algumas precauções para que ela continue cumprindo sua função de forma eficiente. 

  • Após o uso, sempre estenda sua toalha, jamais deixe ela embolada em cima da cama ou em uma cadeira; 
  • Se seu banheiro for muito pequeno e sem ventilação adequada, não deixe sua toalha nele; o ideal é colocá-las em locais arejados e ventilados para que sequem adequadamente;
  • Sempre troque sua toalha, ao menos, 1 vez na semana; após este período ela irá acumular muita sujeira e libera mau cheiro.

Dê atenção especial à lavagem 

Muita gente acha que quanto mais sabão colocar nas toalhas, mais limpas elas ficarão e que o amaciante é a melhor opção para fazer com que continuem macias, mas estes são erros muito comuns. Explicaremos. 

Sabão em excesso, seja em pó ou líquido, resseca as toalhas e as deixam com aquele aspecto desagradável de lixa, isso porque este produto químico será absorvido e ficará acumulado em suas fibras, o que as torna mais rígidas e menos absorventes.

Se você tiver dúvidas sobre a quantidade ideal de sabão, verifique a embalagem, as informações que precisa estarão lá. Quando iniciar a lavagem, evite colocar o sabão diretamente na toalha, dilua-o em água e apenas depois inicie o processo.

Outro ponto a considerar é o amaciante. Simplesmente não use. Assim como o excesso de sabão, o uso do amaciante prejudica as fibras das toalhas, tornando-as impermeáveis; e com o tempo elas acabam ressecando e perdendo o poder de absorção.

Ao invés de amaciante, use vinagre branco, este poderoso aliado, manterá a maciez das toalhas e auxiliará na eliminação de odores desagradáveis. E não se preocupe, suas toalhas não ficarão com cheiro de vinagre. 

A melhor forma de secar 

Depois da lavagem, chegou a hora de colocar suas toalhas para secarem. Veja como fazer::

  • Nunca estenda sua toalha diretamente ao sol, ele pode desbotar e ressecar as fibras;
  • Estender as toalhas na sombra, em local ventilado, é sempre melhor;
  • Se você tiver secadora, esta é a melhor opção, pois esta máquina não endurece a toalha e nem permitirá que elas encolham;
  • Suas toalhas não precisam ser passadas com ferro, pois o calor acaba estragando completamente as fibras..

Armazenamento

Após lavadas e secas chegou a hora de guardar suas toalhas. Por isso:

  • Armazene-as sempre em lugares secos e arejados;
  • Se você gosta de toalhas cheirosas, e sente falta do aroma que o amaciante trazia às peças, uma boa dica é usar sachês antimofo e aromatizados (como o de ervas secas, ou com óleos essenciais);
  • Ao guardá-las, evite amontoar as toalhas e espremê-las para caber no espaço que você tem, esta prática também prejudica as fibras e diminui a vida útil da toalha.

Essas são dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática. No fim os benefícios serão enormes: maior economia e toalhas sempre novas. 

Comentários desativados em Saiba como manter suas toalhas sempre novas

Filed under Dicas, tendências

Comments are closed.