Saiba como tirar seu primeiro passaporte

Não é novidade para ninguém que na atualidade, milhares de brasileiros tem o objetivo de viajar para fora, tanto para conhecer o redor do mundo, quanto para poderem buscar trabalho e qualidade de vida melhores.

Entretanto, ainda existem muitas pessoas com dúvidas sobre como funciona para fazer tais viagens e como conseguir a permissão para a mesma, e pensando nisso, decidimos vir aqui falar sobre como tirar seu primeiro passaporte, e assim, ter a permissão de viajar para fora do Brasil desde já.

Aqui você conseguirá aprender tudo sobre o passaporte, desde para que ele serve, como ele é utilizado, e como você pode tirar o seu primeiro passaporte, tendo um passo a passo bem explicado e detalhado, para não acontecer erros ou dúvidas.

Para o que serve o passaporte?

Primeiramente, você deve saber para que serve o passaporte, para que assim, você possa aprender para que utilizá-lo e como obtê-lo

O passaporte é um documento oficial, que consegue mostrar para as autoridades dentro e fora do Brasil que você está apto para viajar, seguindo todas as regras e legalidades necessárias, garantindo assim, que você está seguindo todas as leis.

Caso seu objetivo seja fazer viagens para dentro do Brasil, raramente um passaporte será requerido, entretanto, em 100% dos casos que você busca viajar para o exterior, você necessitará de um passaporte, para mostrar que está apto para fazer tal viagem.

Para o que o passaporte é utilizado?

Bom, como foi citado acima, o passaporte é um documento que é utilizado com o intuito de mostrar que você está dentro das leis e regras, deixando assim, você totalmente apto para fazer a viagem que pretende.

Sempre que você for fazer uma viagem, é aconselhável que você leve o passaporte, entretanto, em casos de viagens internacionais, nas quais você irá sair do Brasil, esse conselho vira uma obrigatoriedade, sendo extremamente necessário que você tenha e leve o seu passaporte, para assim, mostrar que está apto a realizar a viagem dentro das leis.

Saiba como tirar seu primeiro passaporte

Agora que você já sabe o que é e para que serve o passaporte, você está totalmente preparado para saber como tirar o seu primeiro passaporte, sendo necessário que você siga todos os passos e detalhes citados aqui, para não ocorrer erros ou equívocos.

Reúna a documentação

Primeiramente você deve reunir a documentação necessária que é exigida para que você tire o seu passaporte, dentro da documentação exigida, podemos citar: Documento de identificação (RG), CPF, fotografia do rosto para identificação e utilização do passaporte, certidão de nascimento e um comprovante de regularização no serviço militar (para homens de 19 a 45 anos).

Após ter todos estes documentos devidamente separados e reunidos, você pode partir para a próxima etapa para poder tirar o seu primeiro passaporte.

Preencha o formulário eletrônico de solicitação

Com todos os documentos em mãos, você precisará entrar no site do governo federal do Brasil, onde você deverá se dirigir para a área que diz respeito aos passaportes, e nela, você deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de passaporte.

Dentro deste formulário, será necessário que você informe algumas informações pessoais, juntamente com a foto de alguns documentos, e após tal preenchimento, você deverá enviar a solicitação.

Pague a taxa de emissão

Após você finalizar o preenchimento do formulário eletrônico de solicitação do seu passaporte, você será direcionado para uma página de pagamento da taxa de emissão, na qual deverá ser paga com as formas de pagamento apresentadas no site.

Após você efetuar o pagamento da taxa, e o pagamento constar no sistema, você estará preparado para partir para a próxima etapa para poder tirar o seu primeiro passaporte.

Realize o agendamento

Como citado acima, após o seu pagamento ser constatado no site do governo federal do Brasil, você conseguirá observar uma nova opção, onde você poderá realizar um agendamento para comparecer no posto de expedição mais próximo a você.

Lembre-se de marcar uma data em que você terá certeza que estará livre e disponível, por ser um processo bem complicado para efetuar um segundo agendamento do mesmo.

Compareça presencialmente

Após realizar o agendamento, você deverá esperar chegar a data na qual foi marcada para você comparecer no posto de expedição que você escolheu (escolha o mais próximo a você).

Quando a data chegar, se dirija ao posto, e junto consigo não esqueça de levar todos os documentos que foram citados no primeiro tópico, pois todos serão necessários para que você possa tirar o seu passaporte.

Retire seu documento

Após você se dirigir ao posto de expedição, juntamente com seus documentos, e entregá-los para o analisador, será necessário esperar uma data que será fornecida no próprio posto de expedição.

Quando esta data chegar, você deverá se dirigir novamente ao posto, levando somente o documento de identificação, para assim, você finalmente retirar o seu primeiro passaporte, e assim, estar apto para realizar viagens de forma legalizada.

Comentários desativados em Saiba como tirar seu primeiro passaporte

Filed under Dicas, Viagens

Comments are closed.