Vantagens e desvantagens de empreender

Nos dias atuais, empreender é mais que um sonho, é uma necessidade. 

Com o aumento do desemprego em decorrência de crises constantes, abrir a própria empresa é um modo de sobrevivência.

No entanto, existem vantagens e desvantagens para quem busca empreender.

Falaremos mais sobre isso, a seguir:

Realização pessoal

Como foi dito, empreender é um sonho de muitos que buscam a realização pessoal de poder dizer que são donos do próprio negócio.

A maioria das pessoas tem planos futuros para abrir uma empresa, por isso, quem consegue fazer isso, tem a sensação de que realizou um sonho.

E, além disso, ter a coragem de sair por vontade própria de um emprego para abrir uma empresa no Brasil é algo que deve ser valorizado.

Flexibilidade

Abrir uma empresa pensando que não vai trabalhar mais é uma falácia, pois o negócio só funciona bem se o dono estiver com vontade de fazer a empresa crescer.

Mas, não há como negar que empreender aumenta muito a flexibilidade de poder trabalhar nos horários que decidirmos, já que, quando montamos um time que opera com qualidade em nossa empresa, ela consegue prosperar mesmo sem nossa presença.

Poder de decisão

Ao contrário de quando somos empregados formais em uma empresa que possui hierarquias a serem respeitadas, no nosso empreendimento podemos decidir o que queremos fazer com o negócio e quais os caminhos que a empresa deverá seguir para que o negócio continue crescendo.

O poder de decisão é uma das maiores vantagens de quem quer empreender porque isso dá autonomia às pessoas e a segurança de que possíveis futuros empreendimentos terá.

Aprendizado

O conhecimento é a melhor vantagem para qualquer setor da economia e isso não é diferente no mercado informal.

O aprendizado adquirido quando se abre uma empresa tem mais valor que o próprio dinheiro, pois o know-how agregado com o tempo é o que tornará a empresa maior no mercado que ela atua.

Meritocracia

Desconsiderando as exceções, as empresas formais são regidas pelo modelo hierárquico, pois existem os funcionários que são a base da empresa e trabalham nas operações mais difíceis e existem os cargos ocupados por líderes e outros chefes.

Quem decide empreender pode fazer diferente e optar pela meritocracia, método de recompensa que valoriza mais os empregados que mostram mais resultados.

Isso torna a empresa mais produtiva e aumenta o bem estar dos colaboradores que ali trabalham, pois sabem que serão recompensados por seus serviços realizados.

Desvantagens de empreender

Nem tudo são flores quando o assunto é empreender, sobretudo quando falamos do Brasil.

Por isso, falaremos sobre as desvantagens de quem decide abrir sua própria empresa, a seguir:

Burocracia

Se for perguntado aos empresários do Brasil, o que mais atrapalha  no processo de abertura de um negócio, com certeza eles vão citar a burocracia.

Para abrir uma empresa, atualmente, a pessoa não precisa somente alugar um imóvel e trabalhar ali em busca de lucros.

Para que a pessoa comum consiga formalizar seu negócio ela deverá ter muitas horas disponíveis para ir atrás de muitos documentos, como alvarás de funcionamento, autenticações em cartório, emissão de notas, entre outros processos burocráticos que impedem as pessoas de abrir rapidamente um negócio.

Responsabilidade

Outro ponto muito importante é a responsabilidade que não é uma característica exclusiva do empreendedor, mas sim de todas as pessoas no mundo.

Mas, quem deseja abrir um negócio deve saber que o nível de responsabilidade dessa pessoa é bem maior, já que, além da empresa que depende dela, existem funcionários que têm direitos humanos assim como os patrões e leis a serem seguidas.

Os impostos são um dos principais problemas que as empresas enfrentam no Brasil e essa pesada carga tributária deve ser seguida à risca, já que a Receita Federal, órgão que é responsável pelo recolhimento de impostos brasileiro, analisa cada uma das empresas abertas e qualquer erro pode custar caro para o empreendedor.

Riscos e inseguranças

Toda empresa está sujeita a riscos e inseguranças, já que o mercado está em constante mudança e o empresário que não se manter atualizado em sua área de atuação se expõe à possibilidade da ruína.

Os riscos são diversos, mas o maior é o de falência, já que, apesar de sermos responsáveis, a nossa empresa poderá fazer parte da maioria por diversos motivos como a simples redução da clientela.

Como escolher a área de investimento

Para minimizar os riscos e inseguranças devemos entender o mercado que estamos atuando para saber como escolher a área que iremos investir.

Devemos, antes de qualquer coisa, entender o contexto brasileiro como as condições dos consumidores, os produtos que não pararam de vender nem mesmo em crises e os locais que estão as empresas que lucraram nos últimos anos.

Além disso, é muito importante que a área de investimento escolhida seja em um campo que a gente já conhece, pois é muito mais provável que o negócio prospere já que entendemos o que estamos fazendo.

Comentários desativados em Vantagens e desvantagens de empreender

Filed under Dicas

Comments are closed.